quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TENDÊNCIA DA MODA

    A palavra tendência vem do latim tendere, cujos significados são “inclinar-se para”  ou “ser atraído por”. Mas atualmente esse termo está estritamente ligado à representação de futuro, evolução e previsibilidade. O uso do termo tendência começou a ser usado na psicologia com o intuito de apontar uma direção, sem atingir-la. Difícil de entender, mas na prática fica fácil de perceber a idéia de incerteza quanto ao resultado a ser alcançado. Usamos ela ao buscar uma orientação para qualquer projeto.
    No entanto, verifica-se uma certa fala autoritária quando questionamos o porquê da ascensão de uma tendência. Influenciado diretamente pela teoria da evolução de Charles Darwin, onde os fortes venciam os fracos, promoviam as mudanças e a evolução da espécie. Auguste Comte  interpretou a sociedade como a busca pelo estilo de vida dos ídolos. O Marketing positivista entrou na nossa vida e comanda a tomada de decisões até hoje. Um exemplo: na indústria da moda o que aparece nas passarelas de Paris, Londres, Milão e Nova York é diretamente transportado e copiado para as vitrines do mundo inteiro.
    O paleontólogo norte-americano, Stephen Jay Gould é um dos críticos dessas teorias para explicar como as pessoas vão se comportar ou o que devem consumir. Ele diz que: “somos fascinados por tendências, em parte porque elas nos contam histórias por meio do artifício básico de conferir direção ao tempo, em parte porque elas com freqüência fornecem uma dimensão moral a uma seqüência de eventos”. Então buscamos uma justificativa para os nossos atos e comportamento que são incompreensíveis? Sim, porque prever é necessário. O homem precisa crer que pode controlar a vida em confronto com a experiência de morte que traz no inconsciente.
    Prevendo a descentralização e o fim de um padrão de consumo. O desafio para nós da periferia é dar mais atenção para aquilo que acontece nos nossos arredores como o Mercosul e o artesanato local. Também podemos crer no desenvolvimento da moda africana, indiana e chinesa. Se nos unirmos podemos crescer fortes e ao mesmo tempo aprender com os grandes.

      
  




Podemos trocar experiências , olhar  observar  e produzir!!!
Mas não devemos esquecer jamais que nossa tendência destina-se dos  nossos saberes ancentrais . Monica Aguiar









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